quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Primeiro foguete movido a etanol


Olá a todos!

Boas notícias para aqueles que desejam o avanço da pesquisa aeroespacial brasileira!

O ClicRBS divulgou há dois dias que a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou recentemente o primeiro foguete movido a etanol. Trata-se de uma operação realizada em conjunto com alguns cientistas europeus. Mais do que uma questão de tecnologia e desenvolvimento, é um importante passo na continuação do nosso programa espacial que foi severamente abalado com o acidente que ocorreu na base de Alcântara há alguns anos atrás¹.

Confiram a reportagem clicando neste link.

E essa não é a única boa notícia no setor para o povo brasileiro: como muitos provavelmete já leram, tendo em vista que foi bastante veiculado na grande mídia (inclusive no site G1), um coletor de sangue desenvolvido pela equipe do Centro de Microgravidade da PUCRS, sob coordenação da professora PhD. Thaís Russomano, está para ter seu uso na Estação Espacial Internacional testado pela NASA². 

Fico feliz pelo sucesso desse projeto especialmente porque sou um ex-integrante do "MicroG", tendo tido a felicidade de ter trabalhado com essa equipe por algum tempo durante a fase inicial do meu curso de engenharia, e é muito bom poder ver o sucesso do grupo com o qual trabalhamos sendo reconhecido a nível internacional (infelizmente não cheguei a participar desse projeto em específico).


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

Referências:

¹: Link para a Wikipedia anglófona com um pouco da história do acidente
²: Link para a reportagem do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).