quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Internautas manipulam vídeo de Ivo Sartori e petistas compartilham na internet


Olá a todos!

Recentemente alguns canais na Internet e conhecidos meus passaram a compartilhar uma publicação fazendo referência a um vídeo no qual o candidato ao governo do estado do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, teria debochado do salário dos professores estaduais. Entre os que compartilharam esse vídeo tratando-o como legítimo encontram-se a página no Facebook do outro candidato ao governo, Tarso Genro, e a comunista Manuela D'Ávila.

Print screens do compartilhamento do vídeo por fontes da esquerda política

Todavia, o tal vídeo não passa de uma lementável manipulação do vídeo original distorcendo completamente as palavras do candidato. A observação da manipulação é facilmente perceptível já que há um claro momento de corte no meio do mesmo, além de ter um tempo bastante reduzido inviabilizando o entendimento pleno do contexto no qual as palavras foram proferidas.

Um dos que notou o problema e publicou matéria apresentando o erro foi Felipe Moura que, em seu blog na página da Veja, apresenta tanto o vídeo editado quanto o original e alguns comentários sobre o episódio.

Para acessar a postagem do Felipe, clique aqui.

Embora o vídeo seja uma edição, o episódio respingou na campanha de Sartori que, embora inocente, chegou a pedir oficialmente desculpas pelo ocorrido. O CPERS, por exemplo, acreditando no material, emitiu nota de reprovação à suposta atitude do candidato. O canal da Globo G1 apresentou uma matéria comentando esses respingos (para acessá-la, clique aqui).

Acerca deste episódio, fico a contemplar a que nível de baixaria um eleitor ou pessoa qualquer se submete na tentativa de projetar um candidato ao poder público no Brasil. Não apenas isso, fico me perguntando se tanto a página no Facebook do Tarso quanto a candidata Manuela, sendo seguidos por milhares de pessoas, não deveriam ter sido um pouco mais responsáveis em não sair compartilhando um vídeo claramente manipulado para seus milhares de seguidores. Fico a me perguntar se houve real desatenção da parte destes ou se eles não foram imorais em compartilhar a matéria cientes do problema vigente. Por fim, também me questiono se eles irão desfazer seus compartilhamentos pedindo desculpas pelo ocorrido.


Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).