terça-feira, 14 de outubro de 2014

A precária situação alimentar em Cuba


Padaria cubana


Olá a todos!

Quando uma ideologia não consegue cumprir o objetivo de trazer à sociedade por ela "abençoada" todos os ítens necessários ou desejáveis para se ter uma vida agradável, mesmo depois de muito tempo de implementação, eu diria que temos um caso de fracasso. Parcial, pode ser, mas ainda assim um fracasso. Agora, quando uma ideologia, nessas mesmas condições, falha em trazer à população até mesmo aquilo que mais prega, aquilo no qual "mais bate na tecla", há como ainda ter alguma dúvida de que ela simplesmente não presta?

Há alguns dias, o site the notícias Spotniks mostrou uma matéria falando da situação alimentar em Cuba. Como um país socialista, esperávamos que o amor à classe operária e aos pobres teríam levado esse suposto maravilhoso sistema - a resposta aos males capitalistas!! - a uma situação onde a pobreza não existiria, onde todos teríam perfeitamente o que comer e onde apenas o bens extravagantes do capitalismo não estariam presentes - Ferraris, iates, etc.. Mas a situação parece ser bem ao contrário: na Cuba de Fidel, nem mesmo o básico da propaganda socialista se cumpre.

Em resumo: para muitos, isto é, para aqueles que não curtem várias manções ao longo do território cubano - não é, Fidel? - e tampouco são privilegiados por estarem próximos ao poder, bem como para aqueles que não são consideráveis empresários, a classe operária - a mais pobre, aquela que era para ter sido tão bem defendida pelo socialismo pregado - está em muito à beira da miséria. 

Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.

O mais irônico, todavia, é que contrário ao bom senso, muitas pessoas continuarão a defender tanto o socialismo quanto o regime ditatorial cubano - mesmo sabendo perfeitamente dessa situação.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).