quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Algumas dicas sobre investimentos, aquisição de habitação e de veículo



Olá a todos!

Semana passada optei por focar no artigo no qual estou trabalhando visando publicá-lo ainda em janeiro, mas no final não apenas não consegui terminá-lo como também não publiquei a postagem da semana. Sem querer repetir o erro, segue a primeira publicação semanal de fevereiro!
O assunto desta quarta lista do ano é sobre finanças pessoais, uma área ainda pouco aprendida por brasileiros. Para se ter uma ideia, Conrado Navarro do portal Dinheirama certa vez comentou que 80% dos brasileiros não possuíam noções básicas desse assunto, algo inaceitável tendo em vista a sua importância para as nossas vidas. Visando contribuir um pouco para melhorar esse cenário, segue algumas postagens sobre o tema.

Uma das formas de investimento em renda fixa é a compra de títulos da dívida nacional por meio do "Tesouro Direto", um programa da B3 lançado logo no início do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Enquanto endividamento da máquina pública é um assunto debatível, é difícil de questionar que esse mecanismo facilitou a vida do investidor pessoa física. Infelizmente e como muitas vezes ocorre, alguns mitos em torno do programa foram criados. Para lidar com isso, o portal Quero Ficar Rico publi-cou um artigo comentando sobre alguns deles e que pode ser conferido clicando aqui.

É muito comum que novatos numa área cometam alguns erros já bem conhecidos pelos familiares à mesma. No campo dos investimentos não é diferente (algo que posso testificar por infeliz experiência própria). Como "conhecimento é poder", i.e., poder para fazer o que é certo e não o que é errado, é sábio que aqueles que querem percorrer esse caminho aprendam com os que vieram antes para evitar repetirem as mesmas falhas dos casos passados. Nesse contexto, a InfoMoney publicou uma matéria sobre 10 atitudes ruins que investidores costumam fazer e que prejudicam sua ascensão financeira. Para conferi-la, clique aqui.

Alguns dos pertences mais caros que uma pessoa pode ter é uma habitação e um veículo. Assim, saber fazer uma boa escolha destes itens poderá evitar muita dor de cabeça com dinheiro e oportunidades desperdiçadas além de qualidade de vida inferior. Com isso em mente, compartilho uma postagem da HC Investimentos com uma perspectiva sobre como escolher que tipo/nível de carro comprar e também dois artigos do Dinheirama sobre escolher entre adquirir ou alugar uma habitação. Para acessar o primeiro artigo, clique aqui e para acessar o segundo, aqui

Por fim, certamente muitos já ouviram a famosa expressão "dinheiro não compra felicidade". Embora popular, essa expressão não parece ser verdadeira na medida que nossa situação financeira impacta diretamente em nossa experiência e qualidade de vida. Aliás, isso já foi até atestado cientificamente ainda que dentro de certas limitações. Sobre esse assunto, o Quero Ficar Rico fez uma postagem que pode ser conferida clicando aqui abordando alguns desses "poréns". 

Por essa semana é isso. Espero que tenham gostado e que até os motivem a pesquisarem mais sobre o assunto!


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).