terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Sobre Kim, Monark, nazismo e marxismo na política brasileira



Olá a todos!

Tendo tido uma semana mais conturbada que a média, acabei não publicado nada na semana passada. Para essa, segue uma pequena contribuição para um assunto muito comentado recentemente. 

Esses dias um assunto que foi muito discutido foi o episódio do podcast Flow onde o deputado Kim e o apresentador Monark expressaram opiniões que geraram muitas críticas. Em resumo, ambos defenderam uma maior abertura para a presença do nazismo na política brasileira incluindo até mesmo uma possível criação de um partido nazista em nome da defesa da liberdade de crença e expressão em nosso país.

Tal posicionamento é naturalmente questionável. Afinal, se temos um país onde pretende-se defender os direitos humanos - e o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU -, então não faz sentido permitirmos que haja partidos fundamentados em ideologias que tenham se posicionado contra os mesmos tanto em suas teses quanto em suas implementações históricas.

Porém (e infelizmente) todo o alarde feito pela mídia acerca das opiniões polêmicas de Kim e Monark acabaram ignorando um problema que ambos abordaram: o fato que nosso sistema político permite a existência de partidos orientados pela filosofia marxista, esta tão ou mais culpada que o nazismo no quesito violação dos direitos humanos. 

Porém se o marxismo foi tão prejudicial à humanidade e não por algum mero acidente histórico, mas como algo realmente derivado de seus ensinamentos, por que ele permanece tão livre em nossas sociedades até ao ponto de termos partidos de orientação marxista onde não é possível ter de orientação nazista? 

Quanto a isso, o canal do YouTube Prager University postou um vídeo onde propõe algumas explicações:


Como leitura complementar sobre o mesmo tema, sugiro este artigo onde o economista Walter Williams pondera sobre os males trazidos pelos seguidores de Marx. Também sugiro este artigo onde se comenta como que a implementação das teses marxistas são intrinsecamente ligadas à violação de direitos humanos (outra leitura similar seria a desse artigo, embora sua ênfase seja em demonstrar que o nazismo era uma forma de socialismo).

Por fim, muitos conhecem a obra de Marx mais no âmbito da economia com sua defesa do socialismo e comunismo, porém o mesmo também propôs outras alterações na sociedade. Para conferir algumas de suas teses menos conhecidas, sugiro este material.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).