quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Algumas novidades sobre habitação e construção civil



Olá a todos!

Nessa terceira postagem deste ano, trago alguns links para novidades sobre habitação e construção civil além de dois bônus sobre paisagem/ambiente.
 
Com a população mundial crescendo em paralelo com a preocupação com a preservação do meio-ambiente e aquecimento global, muitos têm investido em desenvolver novas ideias aplicáveis a essa nossa realidade atual. Nesse contexto, alguns arquitetos têm procurado criar novas maneiras de usar o design e os materiais da construção civil de forma mais positiva ao meio-ambiente, às vezes até se inspirando em conhecimentos do passado. Sobre esse assunto, a BBC publicou uma reportagem citando uma série de inovações na área e que pode ser acessada clicando aqui.

Ainda nesse contexto, uma dupla de colombianos desenvolveu um novo modelo de tijolo para a construção de residências que promete não apenas dissipar calor, como também prover melhor isolamento acústico. O portal EngenhariaE publicou um artigo sobre a inovação que pode ser conferido clicando aqui.

Felizmente o Brasil também está contribuindo algo para a questão. Num dos casos, um concreto mais barato composto em parte por matéria-prima reciclada a ser usado em impressoras 3D permitirá a construção de prédios de forma muito mais rápida. Sobre isso, a revista Galileu escreveu uma reportagem que pode ser conferida clicando aqui.

Entre as ideias recentes, alguns têm começado a empregar containers para compor prédios escolares e residências devido, por exemplo, à praticidade de montar e desmontar uma estrutura mais modular. A Awebic publicou uma matéria com um exemplo de moradia composta por apenas um container que pode ser acessado clicando aqui.

Para finalizarmos por hoje, duas publicações "paisagistas": no primeiro caso, a Awebic também publicou uma matéria mencionando um local pouco conhecido do Grand Canyon, nos Estados Unidos, e que pode ser conferido clicando aqui. Já para quem gosta de locais e coisas com "gosto do passado" ou mesmo de ver a natureza tomando o espaço deixado pelo ser humano, a 9GAG compôs uma lista de 33 belos locais abandonados acessível aqui.

Bom, me despeço por aqui. Espero que tenham gostado dessa publicação voltada mais para "curiosidades" e que tenham todos uma ótima semana!


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).