segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Semanal: 22 a 28 de outubro de 2023


Olá a todos!

A última semana completa de outubro se encerrou com a continuidade da cobertura do conflito Israel versus Hamas e alguns eventos mais "pontuais" no cenário nacional como a escalada de violência no Rio de Janeiro envolvendo uma milícia. Além de mais uma série de materiais comentando sobre o histórico do primeiro, acrescentei a essa publicação algumas análises sobre o resultado do primeiro turno das eleições argentinas e da situação econômica mundial e nacional.

Espero que tenha uma boa leitura e uma ótima primeira semana de novembro!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto



Embora não achei a explicação do vídeo tão clara quanto os seus comentaristas, o ponto principal do vídeo parece bem estabelecido: que o Corão defende teses problemáticas acerca da Bíblia que acabam por colocar em dúvida a veracidade de que este é, afinal, um livro divinamente inspirado pertinente a uma religião verdadeira.


Geral


Embora isso seja possível, nota-se que tais análises costumam trabalhar com certos pressupostos no mínimo questionáveis e rígidos que não temos como saber de antemão se serão verdadeiros no futuro.



Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Petismo e governo Lula




Embora, no geral, o artigo de Deltan me pareça bom, ele ignorou o fato de que quase metade dos 27 ataques por ele mencionados ocorreram a partir do final do governo Bolsonaro, justamente a fase em que alguma consequência da flexibilização das armas de fogo ocorrida naquele governo pode começar a aparecer (é bom lembrar que políticas públicas normalmente possuem alguma inércia que distancia o início das consequências do exato momento de implementação). Assim, não me parece certo concluir que o ex-deputado realmente conseguiu refutar a tese de que Bolsonaro poderia ser de alguma forma culpado por esses casos de violência.

Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário


Mundo


O que todas as análises sobre o primeiro turno da Argentina sugerem é o infeliz grande poder das medidas populistas. Sempre pagas pelo contribuinte de alguma forma, sua efetividade não apenas sugere a falta de perspectiva de longo prazo (onde geralmente o preço é cobrado), como também que muitos apenas querem ganhar às custas dos outros.


    Relacionado: Porque não existe um Estado Palestino? (inglês)
    Relacionado: Desmascarando a mentira da Palestina (inglês)


Esse depoimento, junto de outros materiais que já compartilhei, revelam o quão ruim foi o sistema do Israel em prevenir o ataque do Hamas implicando em culpabilidade parcial do governo atual no que sucedeu com seu povo. De certa forma, assim como os palestinos de Gaza estão a pagar um preço pelo mal governo que elegeram, assim também os israelenses estão a fazer com respeito ao seu.



Geral







Embora esse último vídeo me pareça inconvincente, compartilho devido à utilidade da primeira parte onde o apresentador lista uma série de características atestadas cientificamente de direitas em relação a esquerdistas.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).