quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Semanal: 24 a 30 de setembro de 2023


Olá a todos!

Mais uma vez, venho aqui compartilhar a minha lista de leituras pertinentes à semana passada com algum atraso devido a compromissos atípicos no fim de semana. Destaco uma série de matérias sobre saúde e finanças, comentários sobre a saúde da economia nacional e também internacional, novos problemas éticos relacionados ao Executivo e o fim do mandato de Augusto Aras à frente da PGR.

Espero que tenham uma ótima leitura e uma grande semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Geral







Resta saber, agora com o resultado das operações investigativas, se aqueles que fizeram uso do evento para fins políticos, em particular para criticar o governo Lula 3, irão repensar suas críticas já que está evidente que o mesmo não possui menor culpa pela falha técnica que ocasionou o apagão.


Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro



Essa é uma situação deveras curiosa. Dada a sua pública atuação contra crimes desse tipo, alegar que Bolsonaro em algum momento fez "incitação ao estupro" não faz muito sentido, porém a frase proferida ("jamais iria estuprar você porque você não merece") acaba por implicar esse entendimento: de que ele seria perfeitamente capaz de estuprar uma mulher (ou, ainda, que se deveria fazê-lo) caso ela merecesse isso (o que também implica que, em sua visão, haveria mulheres que merecem ser estupradas, apenas não sendo Maria do Rosário parte do grupo). Pra piorar a sua situação, se ele tivesse se limitado a ter dito isso na primeira ocasião, quando esteve numa acalorada discussão com a deputada, poderia alegar que falou sem pensar no calor do momento, porém acabou mais tarde repetindo a alegação, dessa vez sem qualquer animosidade emocional presente, com clareza de consciência e sem demonstrar qualquer remorso à sua fala. Em sua defesa, a única coisa que consigo imaginar que poderia ser dita é afirmar que ele é tão intelectualmente desprovido que nem percebeu as implicações de sua fala em nenhuma das ocasiões.



O comportamento destes bolsonaristas radicais sugere mais preocupação consigo mesmo do que com o bem do país à luz da sua ideologia, algo que se traduz em evidência contrária à tese de se tratarem de "patriotas". Ao invés de agirem rapidamente para levantar um novo presidenciável que represente a direita (e talvez o centro) nas próximas eleições presidenciais, parecem, em suas críticas, que sua prioridade é mesmo o ventre da família do ex-presidente.

Petismo e governo Lula








Demais poderes




A impressão que é que tal deputado, se tivesse vivido nos tempos de Tesla e Edison, teria tentado proibir o desenvolvimento da eletricidade para proteger as fábricas de velas.




Mundo
Geral





Embora discorde quanto à tentativa de equiparar os casos como a reportagem aparentemente fez, compartilho aqui para ciência destas manifestações artísticas questionáveis.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).