quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Semanal: 01 a 07 de outubro de 2023


Olá a todos!

Após um novo fim de semana atarefado que me impediu de fazer a publicação semanal no domingo, segue o compilado de materiais pertinentes aos primeiros sete dias de outubro. Nesse período, naturalmente o evento de maior destaque foi o início da guerra entre Israel e Hamas junto da ocorrência de uma das maiores secas na região Norte do nosso país.

Espero que tenham uma ótima leitura e um bom feriado!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto


Acho que a observação mais relevante do artigo de Noyes é que a TCR é uma manifestação de pensamento marxista e, como tal, tenderá a ter sua veracidade de aceitação dependentes das do marxismo em sua perspectiva de "luta de classes".


Geral

Nesta semana, não houve nenhuma notícia relevante sobre a política bolsonarista. Aproveito para notar que esse campo provavelmente será excluído em 2024 com as respectivas matérias sendo incorporadas às notícias gerais sobre política.

Petismo e governo Lula






Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário






Mundo


Essa constatação é útil em invalidar a hipótese de que o crescimento econômico recente da China se deu por conta da atuação do Estado nessa economia (o "capitalismo de estado", como já foi chamado) e não segundo os preceitos do consenso científico da área.




Geral



A economista entrevistada defende algumas coisas com as quais concordo e outras não. Por exemplo, o principal da matéria, que envolve em torno de ações inteligentes do Estado em propiciar tanto incentivos quanto algum financiamento à economia privada, me parece plausível, porém os negacionismos científicos em torno do sucesso histórico do liberalismo econômico de Smith até os "Chicago Boys", cujo sucesso em tornar o Chile um dos melhores países da América Latina (alguns chegam a dizer que é o único "de primeiro mundo" nesse continente), não parecem nada fundamentados. O mesmo vale para sua crítica às políticas de austeridade que parecem ignorar o fato que as mesmas não ocorrem de graça e nem são defendidas como perfeitas. De fato, sua crítica às mesmas chega a dar a impressão que ela não se preocupa com contas estatais em descontrole. Como complemento, noto que algumas das outras postagens compartilhadas apontam para as evidências que atestam justamente o contrário do que a sra. Mazzucato propõe.






Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).