segunda-feira, 8 de maio de 2023

Semanal: 30 de abril a 06 de maio de 2023


Olá a todos!

Essa última semana foi bem mais movimentada que muitas das anteriores: houve a coroação do Rei Charles III, a não-votação do polêmico "PL das Fake News" (ou "da Censura") e mais um capítulo de investigações envolvendo o ex-presidente Bolsonaro. Além disso, finalmente tivemos o fim oficial da emergência de saúde da pandemia.

Segue, então, a lista de matérias que considerei mais interessantes nesses últimos dias. Que Deus os dê uma ótima semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar





Crenças, mente e intelecto


Geral


Nesse material de Bill Maher, embora faça algumas ponderações questionáveis (como criticar pequenas boas ações apenas porque elas não irão resolver os grandes problemas), ele expõe adequadamente a certa incoerência da parte de muitos "ativistas pela natureza" que pregam por essa causa enquanto usam jatinhos de luxo proporcionalmente muito poluentes.


Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro





Petismo e governo Lula






Como talvez já tenha dito em outras oportunidades: se por um lado não parece haver prejuízo em o Brasil fomentar relações econômicas mutuamente benéficas com nossos países vizinhos, é no mínimo questionável que regras venham a ser modificadas e planos venham a ser efetuados visando resolver as consequências de más decisões administrativas de um país que ainda insiste em viver em meio a elas. Uma análise da economia da Argentina, país que há décadas atrás era referência econômica na região e hoje é um dos piores no quesito, revela que a crise que reside por lá há tempos não é fruto do acaso, mas de políticas econômicas de governos que foram sistemicamente reeleitos a despeito dos problemas por eles criados. Ou seja, é justamente por causa das escolhas políticas da maioria do povo argentino (e que incluem o governo atual) que eles estão a amargar essa decadência por décadas. Sendo assim, não parece de forma alguma correto que outros países, a ter que lidar com os seus próprios problemas, venham a ter que agir para socorrer os culpados, muito menos ainda por conta de afinidades ideológicas entre governantes.

Demais poderes






Mundo




Geral



Finalizo essa publicação semanal com essa matéria da The Economist onde, mais uma vez, pessoas sugerem a ideia problemática de que constantes poderiam ser a causa de efeitos variáveis. Embora possa haver algumas situações onde um pensamento nesse sentido possua alguma plausibilidade (por exemplo, o constante consumo de açúcar levando ao surgimento de diabetes), como regra geral não faz sentido sugerir que um fator que estaria sempre presente poderia estar a desencadear alguma consequência variável de natureza cíclica.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).