segunda-feira, 15 de maio de 2023

Semanal: 07 a 13 de maio de 2023


Olá a todos!

Segue a lista das matérias mais interessantes que li nessa última semana e que inclui muito conteúdo não-político dessa vez. Desejo-lhes uma boa leitura e que Deus os abençoe!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar






Crenças, mente e intelecto





Naturalmente a hipótese levantada pelo autor é simplista e pode ser acusada de cometer a "falácia de única causa", situação na qual um fenômeno que ocorre por diversas razões é tratado como se ocorresse por apenas uma delas. De qualquer maneira, entendo que a matéria é interessante na medida que revela os erros jornalísticos que ocorrem na mídia e que não parecem poder ser adequadamente categorizados como mera falha humana.

Geral


Petismo e governo Lula



A medida do atual governo parece acertada e certamente é superior a algumas desonerações de impostos que ocorreram no governo passado (como sobre Whey Protein e videogames). 


Tendo em vista a análise anterior, é uma pena que não dá para contar com o governo atual para uma diminuição geral da carga tributária, medida que tenderia a ser benéfica num país onde o gasto dos impostos é significativamente ineficiente.





A aparente "compra legalizada de votos" de parlamentares da parte do PT não chega a ser uma novidade em se tratando do partido do Mensalão, porém há de se perguntar se os críticos do Orçamento Secreto da era Bolsonaro estão equivalentemente indignados das práticas equivalentes praticadas pela atual gestão.




Demais poderes




Me parece evidente que muitas das ações executadas pela instância máxima do judiciário brasileiro têm fugido de qualquer parâmetro de razoabilidade e aceitabilidade. O que é de estranhar é não parecer haver nenhum mecanismo previsto na legislação nacional para impedir que essa situação ocorra gerando a impressão de que vivemos num ambiente onde o que impede a instauração de uma efetiva "ditadura do judiciário" é tão somente a boa-vontade de seus membros.



Mundo



Geral




Novamente os números mostram as vantagens que a iniciativa privada costuma trazer sobre as ações estatais e que se somam a outros fatores porque dos quais o capitalismo ganhou o debate acadêmico econômico sobre o socialismo.





Encerro essa publicação semanal com essa matéria que mais uma vez expõe uma visão problemática sobre a temática do aborto ao mesmo tempo em que contempla os problemas tão comuns da visão oposta, aqui focando em técnicas retóricas intelectualmente nulas propostas por uma ONG pró-descriminalização.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).