domingo, 9 de abril de 2023

Semanal: 02 a 08 de abril de 2023

Imagens da semana

Olá a todos!

Antes de mais nada, feliz Páscoa a todos vocês! E, enquanto saboreiam algum chocolate ganho ou adquirido nessa data tão festiva para cristãos e judeus, segue abaixo a lista de materiais mais interessantes conferidos nessa semana. Boa leitura!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar



Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro





Petismo e governo Lula




Embora ter uma meta inflacionária inatingível possa ser estranho, cabe lembrar que a nossa, atualmente em torno de 3%, está alinhada a dos países mais desenvolvidos e em linha com o saber científico que reconhece na inflação um mal para a sociedade e para os pobres em especial. 


Interessante saber que a parcela menos douta da população é quem também mais apoia essa prática. A questão aqui é como entender esse fato ao mesmo tempo em que se recorda que também há maior incidência de apoio ao presidente e a seu partido entre estes.




Ignorando a trivialidade dessa medida, essa ação aparentemente "anti-branca" e "pró-preta" de substituir a pessoa de referência na premiação por direitos humanos é no mínimo questionável. Afinal, embora o Brasil tenha um histórico mais relevante de violações a direitos humanos da parte de brancos tanto no que diz respeito à escravidão dos pretos quanto ao tratamento dos indígenas, isso não diminui a relevância da pessoa em questão (a princesa Isabel) para um prêmio nessa área na medida em que ela fez a sua parte para essa causa e de forma particularmente nobre ao favorecer um grupo ao qual não pertencia e contrariando a maioria de sua etnia/raça em sua época. Nota-se que isso não é dizer que o substituto seja menos digno de ser referido na premiação; se ele tivesse sido escolhido de primeira, teria sido perfeitamente aceitável. O questionamento jaz tão somente pela substituição que trouxe consigo o aspecto de "correção de um erro". Por fim, noto que foram os brancos que principalmente desenvolveram o conceito de direitos humanos durante o Iluminismo europeu, um fato que também deveria ser considerado antes de se entender que alguém dessa "raça" seria inadequado para estampar um prêmio desse tema.



Demais poderes





Mundo


Geral




Finalizo o material dessa semana com o artigo opinativo acima não porque concordo com sua conclusão, mas por conta das citações interessantes aos trabalhos dos antigos nele contido.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).