domingo, 19 de fevereiro de 2023

Semanal: 12 a 18 de fevereiro de 2023

Imagem da semana

Olá a todos!

Mais uma semana se passou e já estamos perto do fim de fevereiro. Nesse período, não vi nenhuma notícia muito relevante tanto no Brasil quanto no mundo; parece que os assuntos principais ainda são os OVNIS sobre a América e os últimos resgates na Turquia e Síria após o grande terremoto que ocorreu lá na semana passada. Enquanto isso, o assunto do momento no Brasil parece ser o Carnaval. Mesmo assim, segue algumas notícias e matérias que achei mais interessantes durante esse período.

Boa leitura!

Assuntos diversos









As duas últimas publicações são particularmente interessantes para a questão da tendenciosidade política sobre a mídia e até sobre instituições científicas: enquanto a Gazeta do Povo, direitista e com alguma ligação ao bolsonarismo negacionista de questões pertinentes à Covid, apenas expõe a nota da CFM com um pequeno contraponto vindo da ANVISA, a Folha de São Paulo, alinhada à esquerda, publicou todo um trabalho mostrando os erros da carta e os problemas da própria entidade que a publicou. Esse tipo de situação mostra a importância de não se ater a apenas um veículo de mídia para se informar, ainda mais se for escancaradamente politizado, mas de ouvir a todos os lados para se ter uma visão mais balanceada, completa e, afinal, correta dos fatos.

Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro






Os gastos aos cofres públicos efetuados por Bolsonaro em sua visita aos EUA se juntam a outras evidências que amparam à mesma conclusão: que ele não é o "de fora do sistema", o "outsider" da política brasileira, mas só mais um entre outros, só mais um político que se deleita em qualidade de vida com o dinheiro dos pagadores de impostos indiferente aos custos que isso nos traz.

Petismo e governo Lula




Desde que o governo "Lula 3" foi eleito, houve uma série de aumentos salariais em vários âmbitos da máquina estatal além de outras benesses. Se, por um lado, isso pode ser benéfico e até correto (no caso dos pesquisadores, é evidente que estes mereciam um aumento e, como consta na reportagem, até maior do que receberam), é importante que se tenha o discernimento quanto ao uso político inadequado dessas mudanças. Estaria o governo Lula fazendo isso porque se importa com a necessidade dos pobres, dos cientistas e das pessoas em geral? Porque são caridosos e vislumbram o bem? Naturalmente o histórico de "Petrolão", mentiras, uso político de Bolsas Famílias e afins sugere que não, que não passa de medidas eleitoreiras para ganhar apoio político predando as necessidades e interesses próprios da população beneficiada por tais medidas. Porém o destaque da notícia anterior foi a maneira como Lula anunciou em seu Twitter o aumento das bolsas notando que o mesmo não ocorria "desde o governo Dilma". Enquanto esse fato pode parecer algo positivo ao partido, a mensagem ignora o motivo por traz da falta de aumentos: a maior crise econômica da nossa história protagonizada pelo próprio governo petista (e com destaque especial às medidas adotadas pela própria Dilma e Guido Mantega) além da crise sanitária da Covid que veio em seguida. Ou seja, longe da falta de aumento nesse período ser "ponto positivo ao PT", ele evidencia o quão ruim esse partido foi para o país.

Mundo e geral







Para finalizar a postagem dessa semana, segue uma série de matérias da Gazeta do Povo comentando sobre alguns dos vários governantes marxistas que já existiram (ou existem) e sobre os grandes males que fizeram à humanidade. É curioso como ainda hoje há pessoas que apoiem tais sujeitos com alguns até se colocando como seus fãs.







Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).