domingo, 12 de fevereiro de 2023

Semanal: 05 a 11 de fevereiro de 2023

Imagem da semana

Olá a todos!

Segue abaixo as principais coisas que li essa semana. No cenário nacional, parece que não houve nenhum evento de grande relevância, certamente nenhum que se comparasse ao terremoto que ocorreu na Turquia no último dia 6. Oremos para que as famílias afetadas consigam se recuperar o mais rápido possível!

Assuntos diversos


Embora o assunto da reportagem acima possa parecer que é sobre política, na realidade ela trata das questões psicológicas por trás do comportamento humano radical.



Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro








Embora a maior parte dos problemas no combate à corrupção desses últimos 4 anos se deram pelas mãos do Legislativo e do Judiciário, a parte que julgo mais notória é a do Executivo que tinha o combate à corrupção como uma de suas mais notórias bandeiras eleitorais.

Petismo e governo Lula



Embora nem todas as revogações necessariamente sejam ruins, há algumas que são no mínimo questionáveis. Para um governo que se elegeu sob propaganda de ser superior à alternativa bolsonarista, fazer retrocessos soa quebra de promessa de campanha.






A diferença entre discurso de campanha e prática manifesta no governo Lula 3 e expostas nas matérias anteriores são úteis em mostrar a inadequação de se confiar nas campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores.



Quanto aos comentários ruins de Lula sobre questões econômicas, é bom notar que é possível que ele não esteja os fazendo por ser ignorante neste assunto, mas "da boca pra fora" como discurso de fachada para agradar a seus eleitores "fiéis".


O toma-lá-dá-cá e as interferências no Legislativo da parte do atual governo não deveriam surpreender. Quanto a isso, quem votou no candidato Lula com base em alguma insatisfação com o "orçamento secreto" bolsonarista não parece ter agido com sensatez. Por outro lado, nota-se que Bolsonaro se elegeu em 2018 com a promessa de não haver mais esse tipo de "politicagem" enquanto que o PT nunca escondeu a sua inclinação para essas coisas.










Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).