sábado, 5 de dezembro de 2015

O tamanho do Universo em imagens e vídeos




Olá a todos!

Hoje compartilho uma postagem do site Awebic contendo uma série de fotos que mostram, de diversas maneiras, como é gigante o Universo em que vivemos.

Para conferir a lista de fotos, clique aqui.

Como um "bônus", indico o vídeo à seguir da série sobre Astronomia do canal do YouTube "Crash Course" onde o astrônomo Phil também nos trás uma ideia do quão grande é o Universo em que vivemos.

(link)

No meu entendimento, ter uma noção destas coisas nos ajuda a compreender o quão pequenos e relativamente insignificantes nós, seres humanos, somos e consequentemente o quão infantil é quando alguém entre nós se levanta com orgulho tendo-se por grande coisa por ter conseguido fazer isso ou aquilo. De fato, diante de um Universo onde não passamos de pontinhos insignificantes, onde tem-se tudo para sermos apenas uma entre diversas espécies de seres vivos dotados de inteligência superior, a pretensão de grandiosidade em termos absolutos não passa de um ato completamente risível!

Mas essa noção também salienta o amor de Deus por nós sob a perspectiva da salvação em Cristo. Quando cristãos falam do amor de Deus Pai em ter dado seu Filho, Jesus, para morrer por nossos pecados, geralmente observamos a grandiosidade desse amor sob a ótica de Paulo de Tarso em Filipenses 2:6-8: o quão maravilhoso e sublime é o Deus do Universo ter-se rebaixado ao nível humano para ainda sofrer agoniosamente por pecados que não eram seus a fim de que nós pudéssemos receber perdão. Mas  agora, tendo uma noção do quão insignificante nós somos diante de um Universo tão gigantesco, cientes de que Deus poderia simplesmente ignorar ou descartar um mísero pontinho desse lugar caso ele apresentasse problemas (provavelmente o mesmo que faríamos se um de nós fosse dono da Terra e soubéssemos que alguma formiga morreu!), pode-se contemplar ainda mais o Seu amor na obra de Cristo; amor que não é grande apenas na profundidade do ato, mas também por conta da sua imensa dispensabilidade.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).