sábado, 10 de outubro de 2015

Nunca vivemos num mundo tão pacífico




Olá a todos!


Provavelmente vocês já ouviram expressões como "o mundo está indo de mal a pior", "o mundo está piorando" e assemelhadas. Muitas pessoas defendem a tese segundo a qual estamos descendo uma ladeira, talvez sem volta, cujo resultado inevitável é "o fim dos tempos".

Para mim, que sou cristão, essa tese é bastante tentadora, pois parece estar em harmonia com a exegese bíblica mais tradicional segundo a qual as profecias indicam que o mundo estará, mesmo, um caos natural e moral pouco antes do "fim dos tempos", que se aproxima. 

Mas aí vem a pergunta: será que isso é mesmo verdade? Ou será que o mundo pode estar, de fato, indo de mal a pior segundo alguns critérios avaliativos, mas não todos? Ou ainda: será que mesmo naquilo que estamos piorando já é possível ver uma "inflexão na curva", uma melhora rumo a um final melhor?

Tomemos a questão do meio ambiente, por exemplo. Cada dia somos alertados para os problemas que estão surgindo fruto do aquecimento global, da poluição, da extração desmedida dos recursos naturais. Todavia provavelmente nunca tivemos num momento da História em que houve tamanha preocupação e luta para minimizar o impacto humano negativo sobre a Natureza. Cada dia recebemos mais notícias sobre novas inovações tecnológicas "verdes"[1] e sobre movimentações sociais e políticas em prol de desenvolvimento sustentável. Esse seria, portanto, um exemplo de uma questão que está ruim, porém não plenamente ruim - e que já esteve pior, à saber, quando não só havia tais problemas como também nenhuma preocupação em lidar com eles.

Em linha com essa reflexão, compartilho o link de uma palestra TED realizada pelo psicólogo Steven Pinker onde ele apresenta resumidamente o resultado de trinta anos de pesquisa na área da violência. O resultado? Nunca vivemos num mundo tão pacífico.


Para conferir a palestra, clique aqui.


Para concluir, aproveito o gancho da reflexão anterior e compartilho os resultados recentes de mais um indicador do futuro da humanidade: a presença da pobreza extrema no mundo que, pela primeira vez na História, está abaixo de 10%.


Para conferir, clique aqui.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)


[1] Por exemplo, confira essa matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).