segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[EN] É possível haver uma única religião verdadeira?


Olá a todos! 


Se vocês possuem alguns bons anos de vida e, especialmente, se estiverem ativos há um bom tempo no âmbito evangelístico/proselitista de alguma religião como o Cristianismo, é bem provável que já tenham ouvido expressões e perguntas como:

  • Todas as religiões são verdadeiras!
  • Você não pode dizer que só a sua religião é verdadeira!
  • Todas as religiões levam a Deus!
  • E como ficam os que nunca ouviram o Evangelho? Vão tudo pro inferno?!
  • Deus é injusto em mandar muitos para o inferno só porque não ouviram nada sobre Jesus!

E por aí vai. Tais expressões ou perguntas parecem ter se tornado mais comuns nos últimos anos com a vinda do chamado "politicamente correto" e manifestam, de alguma maneira ou de outra, o problema do assim chamado pluralismo religioso.

Mais do que meras objeções mal argumentadas, todavia, algumas dessas afirmações providenciam um bom nível de desafio para religiões "particularistas" como o Cristianismo até mesmo para os seus próprios devotos. Confesso, pessoalmente, que já tive os meus tempos de dificuldade com algumas dessas objeções mesmo nunca tendo visto nenhum desafio sério à veracidade da fé cristã e de suas afirmações particularistas em toda a minha vida.

Em face disso, compartilho o vídeo à seguir de uma palestra do filósofo e teólogo estadosunidense William Lane Craig entitulada "Is One True Religion Possible?" (É Possível Haver uma Única Religião Verdadeira?") onde ele lida muito bem com o considerável desafio do pluralismo religioso quando dirigido particularmente à fé cristã.



Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).