quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dicas sobre como escolher um candidato nas eleições

Olá a todos!


Com as eleições chegando, vem a pergunta: como escolher bem um candidato?

Notemos primeiramente que existe uma diferença entre "escolher bem um candidato" e "escolher um bom candidato": a primeira colocação diz respeito aos métodos empregados na escolha, enquanto que a segunda diz respeito ao alvo dessa escolha. Pergunta-se: o que podemos entender acerca dessas duas colocações? A resposta clara é parecida com aquela que se vê no setor de produção das indústrias: processos com qualidade levam à produtos com qualidade, enquanto que processos sem qualidade levam a produtos sem qualidade. Esse é um conhecimento do mercado  com o qual temos muito o que aprender, pois algo análogo ocorre em muitas outras áreas da vida - escolha de profissão, companheiro(a) e, também, candidatos nas eleições.

Sobre essa questão, o Yahoo! publicou recentemente uma reportagem intitulada Como Escolher um Candidato?, escrita por Plínio Fraga, que dá umas dicas sobre como raciocinar na hora de escolher o seu candidato. Não digo que as dicas seja uma maravilha, mas vale à pena dar uma conferida.

Talvez haja ainda outros materiais na internet (até mesmo de eleições passadas) falando do assunto e que poderiam ser complementadas (sintam-se livres para adicionar links a elas nos comentários!), mas creio que essa reportagem do Yahoo! já trás boas dicas iniciais sobre como fazer um bom processo de escolha. Um estudo compreensivo de uma "metodologia definitiva" (ou o mais próximo disso quanto possível) requeriria toda uma análise sobre quais características são desejáveis ou não em um político para cada cargo em específico, como identificar se tais características estão presentes em cada um dos candidatos e, por fim, as "coisas menores" como critérios de desempate. Por hoje, ficamos por aqui.



Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).