quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A situação da economia brasileira

Olá a todos!

Há um tempo atrás, a página do Facebook Porco Capitalista (vinculada ao site de mesmo nome) publicou comentários interessantes sobre a situação atual da economia brasileira - que, como todos os interessados em economia já devem estar sabendo, não anda nada boa e segue em direção a um considerável abismo para os próximos dois ou três anos, uma situação única entre os países emergentes.

Segue a reflexão:

O Brasil está num beco sem saída. A economia é um jogo de equilíbrio entre contas públicas, impostos, inflação, câmbio e juros. Em momentos de dificuldade, quando um deles foge do controle, o governo usa uma variável para compensar a outra. Por exemplo, aumentar juros para controlar a inflação, etc.

No Brasil todas estas variáveis estão no limite.
Há tempos ouvimos que no Brasil os juros estão altos, que os impostos estão altos, que a inflação está alta, o dólar está alto e o crescimento do PIB, este é o único que está lá em baixo.
Só resta uma alternativa para o Brasil: Cortar gastos.
Mas cortar gastos tem um custo político. Envolve cortar a mamata de muita gente, cortar benefícios, cortar assistencialismo, cortar ministérios, cortar cargos públicos, enfim, cortar toda esta moeda de troca que o governo usa para comprar voto e apoio político.

Das duas uma: Ou o PT terá que tirar a teta em que muita gente está mamando, e isso deixará as pessoas descontentes, perdendo apoio político ou mantém tudo como está, mas em compensação, a inflação, os juros e os impostos aumentam, O PIB, que já não cresce, se contrai, entramos em depressão e o desemprego aparece, o que também vai gerar descontentamento.

De qualquer forma, vamos nos ferrar. Tinham que ter feito alguma coisa lá em 2007, quando não tinha crise internacional e o Brasil ia muito bem. Tinham que ter incentivado a produção, mas ao invés disso, o governo incentivou o consumo. Tinham que ter facilitado para quem queria abrir empresas, investir em equipamentos e máquinas modernas, construir infra-estrutura, etc, e não para quem só queria financiar carro novo, casa nova, eletrodoméstico, etc.
Ora meu Deus do céu! Como é que alguém espera que um país cresça privilegiando o consumo ao invés da produção?

Agora, qualquer coisa que façam, mesmo que seja a coisa certa, vai doer e vai deixar muita gente descontente.

Estejam preparados para o pior!
Referência: Link



Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).