sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vídeo-análise do conflito "Israel vs. Palestina"


Olá a todos!

Atualmente estamos em meio a essa nova forte onda de ataques entre Israel e palestinos (particularmente membros do Hamas) e ando vendo muitas pessoas condenando Israel por conta da morte de vários inocentes (particularmente crianças) do lado palestino. As acusações variam entre "Israel ser o câncer do mundo" (comentário de um sujeito o Facebook) a estarem fazendo uma ofensiva armada exageradamente superior àquela feita pelo Hamas (alguns cartoons compartilhados no Facebook mostram um único míssil chegando à nação israelita enquanto uma chuva parte desses sobre casas civis na Faixa de Gaza). 

Diante de tudo isso eu realmente me pergunto se alguns desses críticos se preocuparam em ao menos entender o que se passa naquela região do Oriente Médio. Em resumo: não há como colocar Israel em "pé de igualdade" em culpa com os Palestinos/Hamas e tampouco colocá-lo como maior culpado ou "verdadeiro vilão". Qualquer análise histórica dos eventos que não seja naturalmente tendenciosa (omitindo fatos importantes para o entendimento da questão) mostra que a nação israelita já fez muita coisa para ajudar o povo palestino (sem, é claro, aceitar a perda de seu Estado ganho não simplesmente com uma ordem da ONU, mas legitimizado por meio de guerras vitoriosas) sem ter recebido sequer a metade em resposta positiva do outro lado. Se hoje o povo palestino sofre bombardeios não é por culpa dos israelitas quererem a morte de seus vizinhos (a recíproca, por sinal, não é verdadeira), mas antes culpa de seus próprios líderes e da mentalidade jihadista por trás de muitos dos seus membros.

Enfim, talvez melhor do que eu ficar expondo minhas opiniões é passar logo um pouco de aula de história que poderá fazer qualquer pessoa de bom senso entender que Israel está longe de ser o vilão nesse conflito. À seguir compartilho o vídeo "Debunking the Palestine Lies" que espero ser de grande ajuda na tomada de opiniões acerca do que se passa naquela parte do mundo:

Debunking the Palestine Lies


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).