quarta-feira, 29 de julho de 2015

[EN] A fórmula dos 1000% de Brian Tracy para desenvolvimento pessoal




Olá a todos!


Esses dias compartilhei um vídeo de Brian Tracy no qual ele comenta sobre algumas razões porque muitas pessoas acabam nunca ficando ricas. Hoje eu compartilho um outro vídeo do mesmo expert em desenvolvimento pessoal com um ensinamento ainda mais útil para as nossas vidas: a "fórmula dos 1000%".

Essencialmente o que essa fórmula prega é o desenvolvimento pessoal gradual utilizando-se de sete dicas que gradativamente melhoram o nosso desempenho profissional e geral tornando-nos mais produtivos. Utilizando-se dessas dicas seria possível fazer um leve incremento diário no nosso desempenho de tal maneira que, em dez anos, seria possível estarmos ganhando até 1000% mais do que quando do início do uso da "fórmula".

Em suma, as sete dicas são:

  1. Acorde de manhã cedo ao menos duas horas antes de ter que estar em algum lugar (e.g. no trabalho) para ler alguma coisa que seja do seu agrado pessoal e tenha a ver com as suas características: educacional, motivacional, espiritual, etc.. Aqui não vale televisão, jornal ou revistas em geral; o momento não é para entretenimento ou para "acumular futilidades", mas para aprender alguma coisa nova que seja útil para a sua vida.
    1. Em acréscimo, leia pelo menos uma hora por dia de algum livro da sua área de atuação profissional.
  2. Faça diariamente uma lista de tudo o que você terá que fazer naquele dia.
  3. Organize a lista criada no passo anterior por prioridade.
  4. (Quando for o momento, como após o trabalho) Comece a trabalhar nas tarefas presentes na lista em ordem e com concentração, foco e disciplina.
  5. Ouça coisas construtivas para a sua realidade no áudio do seu carro - transforme-o numa "universidade sobre rodas".
  6. Após cada evento faça-se as duas seguintes perguntas (se possível anotando as respostas em algum lugar): 
    1. O que eu fiz certo naquela situação?
    2. O que eu farei de diferente da próxima vez?
  7. Trate cada um que você encontra como um cliente de um milhão de dólares; trate todos como se fossem a pessoa mais importante do mundo, especialmente os membros da sua família.

Para ver as instruções na íntegra bem como as justificativas para estes sete passos, veja o vídeo:

(Link)


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

[EN] 5 razões porque muitas pessoas não ficam ricas




Olá a todos!


Hoje compartilho um vídeo de Brian Tracy, um autor e palestrante de auto-desenvolvimento canadense, falando sobre 5 motivos porque muitas pessoas não ficam ricas:




Em resumo, os 5 motivos são:
  1. Muitos não se dão conta que poderiam ser ricas - e consequentemente não agem nessa direção;
  2. Muitos não decidem tornarem-se ricos - e novamente acabam agindo nessa direção;
  3. Procrastinação - deixar para depois;
  4. Inabilidade de postergar gratificação - sempre gastar tudo agora na ânsia de "curtir o hoje" ao invés de sacrificar o momento presente em prol de um futuro melhor;
  5. Falta de perspectiva temporal [de longo prazo] - planejar e agir pensando no longo prazo ao invés de sempre no curto prazo.

Além deste, Tracy possui outros vídeos interessantes e úteis para o desenvolvimento pessoal; recomendo que confiram o seu canal e se inscrevam!


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

sábado, 11 de julho de 2015

A insustentável economia brasileira e os ajustes de Levy




Olá a todos!


Hoje compartilho um artigo do economista Ubiratan Jorge Iorio onde ele reflete sobre a situação insustentável em que a economia brasileira se encontra. 

Entitulado "O estado é um esquema Ponzi compulsório - e eventuais ajustes fiscais não resolverão isso", Iorio escreve sobre as medidas econômicas propostas pelo ministro Joaquim Levy e o modelo atual de conduta das contas públicas, chamado "desenvolvimentista", onde o governo se vê no direito e na obrigação de fazer gastos excessivos em nome do progresso e desenvolvimento da nação, mas às custas da regra mais elementar de uma boa conduta econômica: gastar menos do que se ganha. Pior do que isso, avalia Iorio, é que tudo é feito de forma compulsória (experimente não pagar os seus impostos...) e às custas da população que, em muito, aprova - notadamente porque muitos não param um minuto sequer para refletir sobre o preço que está sendo pago para se ter o que o governo vem providenciando ou mesmo porque sequer aprendeu noções de economia elementar[1]. Naturalmente essa mesma população eventualmente haverá de pagar o preço do "esquema" quando este começar a se tornar insustentável - o que, aparentemente, já começou a acontecer.

Para acessar o artigo, clique aqui.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)


[1] Antes que alguém me acuse de preconceito, noto uma palestra de algumas pessoas envolvidas com o ramo (que incluiu pessoas como o sujeito por trás do site Dinheirama e André Moraes da Corretora Rico) onde aquelas mencionaram que, de acordo com uma pesquisa, 80% dos brasileiros aprox. não possuem educação financeira e não são organizados nas suas finanças.

domingo, 5 de julho de 2015

As evidências de ditadura na Venezuela de Chávez-Maduro




Olá a todos!


Há aproximadamente três semanas atrás, aconteceu um evento interessantíssimo na esfera política: senadores brasileiros alinhados ideologicamente (ou ao menos em parte) com a oposição venezuelana ao governo Maduro foram até a Venezuela para conversarem com os líderes da oposição presos pelo governo. Só que ao invés de serem recebidos com o respeito que se esperaria a uma comitiva significativa da política brasileira, os senadores foram hostilizados por populares e, sem apoio das forças estatais, acabaram sendo obrigados a retornar sem cumprir a sua "missão".

Em linha com este acontecimento, o site de notícias Spotniks publicou um artigo contendo oito evidências de que a Venezuela já se enquadra sob um regime ditatorial - o que, se me permitem "alfinetar", não é exatamente uma surpresa levando-se em consideração a orientação política do governo lá presente já faz alguns anos.

Para conferir a matéria, clique aqui.

Aproveitando que estamos falando da Venezuela, também compartilho outra matéria do Spotniks comentando sobre "os cinco maiores ícones da esquerda caviar" dentre os quais Hugo Cháves, ex-presidente venezuelano, se encontra. Para os que não estão familiarizados com o termo, "esquerda caviar" é uma referência às pessoas abertamente esquerdistas que, em linha com sua visão político-social-econômica, pregam um discurso voltado às massas mais pobres e contrárias ao "grande capital opressor", à "burguesia" e aos "grandes capitalistas" bem como à desigualdade econômica enquanto, de uma maneira um tanto quanto disconexa com esse discurso, eles mesmos vivem como os "burgueses" do "grande capital opressor" em luxos e esbanjos sem fim.

Para acessar essa matéria, clique aqui


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)














quarta-feira, 17 de junho de 2015

Reforma política e voto facultativo




Olá a todos!


Talvez vocês ficaram sabendo que na semana passada, em meio aos trâmites da reforma política, o Congresso Nacional rejeitou a proposta de voto facultativo.

Eis uma decisão que não aprovei e por pelo menos dois motivos. 

Primeiro, uma pesquisa do ano passado concluiu que mais da metade dos eleitores brasileiros não votariam se pudessem. (Para ver o link da reportagem, clique aqui) Ou seja, mais da metade dos eleitores votam "por serem obrigados a votar". Se formos partir do princípio que estes são favoráveis ao voto facultativo (seria no mínimo estranho eles não serem!) e juntar o seu número ao daqueles que também são favoráveis embora continuariam votando caso tal mudança fosse aprovada, então podemos concluir que uma maioria segura dos cidadãos brasileiros é favorável ao fim do voto obrigatório. 

Sendo assim, o que poderia justificar a rejeição a essa majoritariamente desejada mudança? Será que os parlamentares simplesmente não sabem disso ou essa conclusão é errada? De acordo com o primeiro link compartilhado, a opinião do povo não parece ter sido muito considerada entre as razões para a conclusão a que se chegou. Para apreciação, noto que entre as justificativas apresentadas por alguns parlamentares para se oporem ao voto facultativo neste momento foi que "a nossa democracia não é madura o suficiente". Sinceramente, eu me pergunto como que eles fizeram tal avaliação.

Mas em segundo lugar também sou favorável à mudança por uma questão mais filosófica. Muitos dizem que "votar é um direito", um direito conquistado com sacrifíco; pois me pergunto porque não votar também não poderia ser igualmente um direito. Aliás, se há uma lei que me obriga a votar (tal como há uma que me obriga a me alistar no serviço militar com 18 anos, ou outras que me obrigam a pagar certos impostos e por aí vai), então o mesmo não deixa de ser um direito para ser, na verdade, um dever

Ainda quanto às justificativas apresentadas, alguns parlamentares também afirmaram que, no final das contas, o nosso voto "já é não obrigatório" porque, caso o eleitor não compareça às urnas, basta pagar uma multa irrisória e dar uma simples justificativa. Mas afinal, se este é o caso, se na prática o nosso voto já é facultativo, então por que não oficializá-lo nessa maneira? Isso não seria apenas mais uma razão para aprovar a mudança?

Para concluir, caso o leitor gostaria de saber um pouco mais sobre motivações para defendermos a existência de voto facultativo, recomendo a reportagem do Spotniks chamada "Por que Você Deveria Lutar Contra o Voto Obrigatório", acessível por meio deste link. Talvez seja um pouco tarde para mudarmos o rumo dessa reforma política, mas não é tarde para se mudar de opinião ou reforçar as convicções nas atuais.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil