terça-feira, 5 de abril de 2016

4 mitos e 4 mentiras sobre o governo Lula




Olá a todos!

Hoje gostaria de compartilhar um par de artigos contendo algumas análises feitas sobre o governo do ex-presidente Lula tendo como base algumas coisas que muitas pessoas dizem positivamente a seu respeito.

O primeiro artigo, entitulado "4 mitos sobre o governo Lula que você sempre acreditou", expõe a inveracidade de algumas afirmações que são corriqueiramente defendidas pela população em geral, tanto da parte de apoiadores como da de críticos, mas que não são verdadeiras. Os quatro mitos citados são:
  • O mito dos 36 milhões de miseráveis a menos
  • O mito do "crescimento"
  • O mito dos programas sociais
  • O mito da queda na desigualdade
Para conferir este artigo, clique aqui

O segundo material, entitulado "As 4 mentiras mais contadas pelos petistas sobre o governo Lula", segue a mesma linha crítica do anterior, mas desta vez sobre alguns componentes da propaganda petista em defesa do governo lulista. Os quatro itens trabalhados desta vez são: 
  • Nenhum país do mundo fez o que o Brasil fez na área econômica e social
  • O Brasil pagou a dívida externa
  • O Brasil se tornou auto-suficiente na produção de petróleo
  • O Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair da crise
Para conferir o segundo artigo, clique aqui.

Embora me pareça que o autor de ambas as obras, Felippe Hermes, tenha falhado em alguns pontos, de modo geral sua análise está correta. Frente a isso, sugiro contemplarmos este par de obras não apenas como fonte de maior esclarecimento sobre esse período específico da política brasileira, como também como um estímulo a sermos mais cautelosos com respeito à propaganda política de governos anteriores. 


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).