quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

[EN] O que é o inferno? Ele é compatível com a existência de um Deus de amor?

Olá a todos!


Uma das doutrinas cristãs que mais "quebra a cabeça" das pessoas, fiéis ou não, é a doutrina do inferno. Para muitos, a ideia de que Deus puniria eternamente pessoas por não terem amado-O parece absurda e incompatível com a pregação cristã de um Deus de amor, misericórdia e graça. O caso parece ficar ainda mais incompreensível na medida que o inferno é tido como o destino não apenas de pessoas más, mas de descrentes que nunca ouviram a pregação do Evangelho para poderem ter escolhido o "caminho para baixo". 

A situação é tal que alguns teólogos chegaram a negar a existência do inferno vindo a propôr o universalismo: a visão segundo a qual ainda que haja alguma punição para os pecadores, essa será temporária e, no final da história, todos irão igualmente desfrutar do Paraíso.

Mas será que o inferno é mesmo tão incompatível com o Deus de amor pregado pela fé cristã?

No vídeo à seguir, o teólogo, filósofo e historiador estadosunidense William Lane Craig dá alguns insights sobre o tema. 



Muito mais sobre o assunto pode ser visto no site do professor, ReasonableFaith.org. Recomendo, também, que vejam o interessante debate entre ele e Raymond Bradley:

O texto do debate pode ser encontrado aqui


Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).